Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

Lombo ao molho de abacaxi e gengibre

Fim de ano saudável e muito saboroso

Escolha o prato mais gostoso e aproveite as festas sem culpa

Comida, bebida, presentes, amigos e familiares em casa. Comemorar o Natal e a chegada do novo ano requer uma série de preparativos e a comida é sempre a atração principal. Entretanto, as delícias de fim de ano podem significar uns quilinhos a mais. Mas nem por isso devem ser substituídas. Basta saber a melhor forma de prepará-las.

Pensando nisso, o nutricionista do Oba Hortifruti Thomas Taylor elaborou uma série de opções de pratos que, além de saudáveis são muito saborosos. O único trabalho agora é escolher o que mais agrada.

Para o prato principal, o nutricionista sugere uma receita com lombo, que apesar de ser uma carne suína, possui pouca gordura e tem um delicioso sabor. Como guarnição, a sugestão é o arroz integral com amêndoas, combinação rica em fibras e vitamina E. Para acompanhar, Thomas recomenda a salada Waldorf, preparada com maçã e iogurte.

Práticos e fáceis de fazer, os pratos podem ser preparados seguindo as combinações sugeridas pelo nutricionista ou acompanhados de outras receitas. Agora é só escolher e aproveitar as festas!

Lombo ao molho de abacaxi e gengibre

Ingredientes: 1 e ½ Kg de lombo; 1 colher (sopa) de suco de 1 limão; ½ xícara (chá) de vinho branco seco; 1 cebola em rodelas; 1 colher (sopa) de manteiga; 1 cubo de caldo de carne; 1 xícara (chá) de água fervente; pimenta-do-reino e sal a gosto. 
Dica: usar ramos de alecrim para decorar e rodelas de abacaxi e cerejas para acompanhar.
Ingredientes do molho: 300 ml de suco de abacaxi; 150g de abacaxi picado; 50 ml de azeite; 60g de cebola picadinha; 30g de gengibre.
 
Modo de preparo:
Tempere o lombo com o suco de limão, a pimenta e o vinho. Coloque em uma assadeira e deixa marinar por 2 horas. Enquanto isso, prepare o molho: em uma panela, frite a cebola no azeite, coloque o suco de abacaxi e deixe apurar. Coloque o abacaxi picado e deixe cozinhar por 2 minutos. Acrescente o gengibre picado, deixe ferver por 1 minuto e desligue. Reserve.
 
Voltando ao lombo, cubra-o com a cebola, espalhe a manteiga por cima e junte o cubo de caldo de carne dissolvido na água fervente. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 1 hora. Retire o papel e deixe no forno por 30 minutos ou até dourar. Retire do forno, decore com ramos de alecrim e sirva com o molho de abacaxi reservado. 
 
 
 
Arroz integral com amêndoas
 
Ingredientes: 2 xícaras de arroz integral; 1 cebola ralada; 3 dentes de alho amassado; azeite ou óleo de soja; 25g de amêndoas,  salsinha picada e manteiga. 
 
Modo de preparo: Lave o arroz e deixe escorrer até secar. Refogue a cebola e o alho no azeite sem deixar dourar. Coloque o arroz, frite um pouco, acrescente o sal e 6 xícaras (chá) de água. Quando ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe o arroz cozinhar até ficar macio. Coloque as amêndoas cruas e com casca na água quente, deixe ferver por cerca de 3 minutos. Retire do fogo, descasque as amêndoas com uma faca e corte-as no comprimento. Aqueça a manteiga, acrescente as amêndoas e mexa até dourar. Retire do fogo e misture metade do arroz já pronto. Coloque a outra metade por cima do arroz já na travessa. Salpique salva e sirva quente. 
 
 
Salada Waldorf
Ingredientes: 4 maçãs verdes grandes; 2 colheres (sopa) de suco de limão; 1 colher (chá) de açúcar; e copo de iogurte desnatado; 1 talo de salsão; 50g de nozes descascadas; sal e pimenta-do-reino a gosto. 
 
Modo de preparo: Coloque o suco de limão, o açúcar e 1 colher (sopa) de iogurte em um recipiente grande e misture bem. Descasque as maçãs e corte-as em cubinhos. Coloque os cubos no recipiente com o molho e misture bem. Lave o salsão e corte em fatias bem finas. Pique as nozes, acrescente o salsão, as nozes, o iogurte restante e as maçãs. Misture bem, tempere com sal e pimenta-do-reino. Sirva a seguir. 
 
 
 

Sobre o Oba Hortifruti

Especializada no segmento de Hortifruti a rede Oba possui 27 lojas em três estados Brasileiros (São Paulo, Distrito Federal e Minas Gerais). Com 30 anos de experiência neste setor a Rede prima em oferecer frutas, legumes e verduras de alta qualidade e variedade em todas as suas unidades. Também conta com diversos outros setores como açougue, mercearia, frios, adega, floricultura, etc. Tudo para oferecer mais qualidade, conforto e praticidade aos seus clientes.

O Oba desenvolve, ainda, diversas ações junto a seus clientes e parceiros, como ofertas semanais e degustações de vinhos em suas lojas. A Rede oferece, também, serviço de atendimento com nutricionistas, que atuam junto aos clientes, com informações sobre alimentação saudável. A empresa mantém, ainda, o projeto Vitaminics, teatro de bonecos apresentado em escolas.

www.redeoba.com.br

Siga o Oba Hortifruti no Twitter:

twitter.com/oba_hortifruti

 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Patricia Lopes

Fonte:Universo da Mulher