Rio de Janeiro, 20 de Janeiro de 2021

Peru Natalino, Arroz Prático de Natal e Torta Holandesa.

 
O Natal sempre pede um cardápio requintado e especial. Para garantir uma deliciosa refeição em família nesta data, a Cozinha Experimental Ajinomoto “Oficina do Sabor” disponibiliza três receitas exclusivas que vão fazer sucesso na sua ceia.

 

O prato principal não foge à tradição natalina: ‘Peru Natalino’, feito com Tempero SAZÓN® Verde e AJI-SAL® Pimenta, promete agradar a todos os paladares.

 

A segunda sugestão é o ‘Arroz Prático de Natal’. Muito saboroso, o prato leva amêndoas e requeijão e conta com o toque especial do Tempero SAZÓN® Vermelho e do SABOR A MI® com Pimenta. 

 

Para completar a ceia com uma deliciosa sobremesa, a dica é ‘Torta Holandesa’. Feita com MID® Morango, ela vai encerrar o cardápio com muita elegância e praticidade.

 

 

Peru Natalino

 

 

Rendimento: 20 porções
Tempo de Preparo: 2 horas

 

Ingredientes

· 1 peru de 4 kg
· 1 xícara (chá) de manteiga derretida (200 g)
· 6 dentes de alho amassados
· 1 cebola grande bem picada
· 2 sachês de Tempero SAZÓN® Verde
· 2 colheres (sopa) de salsinha picada
· AJI-SAL® Pimenta a gosto
· 1 garrafa de vinho branco seco

 

Modo de preparo

Retire a pele do peito do peru e faça furos na carne. Pincele o peru com a manteiga derretida até envolvê-lo completamente. Em uma tigela, coloque o alho, a cebola, a salsinha, o Tempero SAZÓN® Verde e o AJI-SAL® Pimenta e misture bem. Coloque o peru em uma assadeira e espalhe a mistura sobre ele, pressionando levemente. Despeje o vinho na assadeira, cubra o peru com papel alumínio e leve ao forno médio, preaquecido, por cerca de 1 hora. Regue periodicamente com o caldo que se formar na assadeira. Retire o papel alumínio e deixe assar por mais 1 hora e meia, ou até que a superfície esteja dourada. Espete a coxa do peru com um garfo; se não sair nenhum líquido, está pronto para servir.

 

Dicas

- Sirva acompanhado de farofa de miúdos de frango.
- Substitua o peru por chester.

 

 

Arroz Prático de Natal

 

 

Rendimento: 6 porções
Tempo de Preparo: 25 minutos

 

Ingredientes

· 2 colheres (sopa) de óleo
· 1 cebola média picada
· 2 xícaras (chá) de arroz cru, lavado e escorrido
· 2 sachês de Tempero SAZÓN® Vermelho
· 2 colheres (chá) de SABOR A MI® com Pimenta
· 4 xícaras (chá) de água fervente
· meia xícara (chá) de amêndoas sem pele, torradas e fatiadas
· 1 copo de requeijão


 

Modo de preparo

Em uma panela média, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e refogue por 3 minutos, ou até ficar transparente. Acrescente o arroz, o Tempero SAZÓN® Vermelho e o SABOR A MI® com Pimenta, e frite até ficar completamente envolvido. Adicione a água e deixe cozinhar, em fogo médio, com a panela semitampada, por 15 minutos, ou até que o líquido seque. Junte as amêndoas e o requeijão, misture com o auxílio de um garfo e deixe por mais 2 minutos com a panela tampada.

 

Dica

- Para tirar a pele das amêndoas, deixe-as de molho em água morna por 10 minutos antes de torrá-las.

- Substitua as amêndoas por castanhas de caju.

 

 

Torta Holandesa

 

 

Rendimento: 8 porções

Tempo de preparo: 1 hora

 

Ingredientes

· 2 xícaras (chá) de água (400 ml)
· 2 xícaras (chá) de açúcar (340 g)
· 3 colheres (sopa) de manteiga sem sal
· 2 colheres (sopa) de fécula de batata
· 6 gemas passadas pela peneira
· 500 ml de creme de leite fresco, gelado
· 1 envelope de MID® Morango
· 14 biscoitos tipo maisena (70 g)

 

Cobertura
·  1 tablete de chocolate meio amargo (170 g)
·  1 caixinho de creme de leite
·  1 pacote de biscoito coberto com chocolate (130 g)

 

 

Modo de Preparo

Em uma panela média, coloque a água e o açúcar, misture bem e leve ao fogo alto para aquecer. Ao abrir fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos, ou até obter ponto de fio. Retire do fogo e espere amornar. Junte a manteiga e a fécula de batata, previamente misturada com as gemas, volte ao fogo e cozinhe, mexendo sempre, por cerca de 5 minutos, ou até encorpar ligeiramente. Retire do fogo e espere esfriar.


Na tigela da batedeira, coloque o creme de leite fresco e 2 colheres (sopa) de açúcar, e bata por 2 minutos, até obter ponto de chantilly. Junte o MID® Morango e misture até ficar homogêneo. Acrescente o creme de gemas e mexa delicadamente, em movimentos circulares, de baixo para cima. Forre o fundo de uma fôrma de aro removível (22 cm de diâmetro) com os biscoitos tipo maisena, disponha o creme de morango e leve ao freezer por 1 hora.

Coloque o chocolate e o creme de leite em uma tigela média e leve ao fogo baixo, em banho-maria, até derreter. Espere amornar, espalhe pela superfície da torta, cubra-a e leve ao freezer por 12 horas. Desenforme, decore com os biscoitos cobertos com chocolate ao redor e sirva imediatamente.

 

Dica

Se não quiser manter a torta no freezer, acrescente 1 envelope de gelatina em pó, incolor, sem sabor ao recheio. Ou mantenha a torta por  13 horas no freezer.

 

Central de Relacionamento Ajinomoto 0800 70 49 039

 

 

 

 

 

 

Para ter acesso a essas e mais receitas da Cozinha Experimental Ajinomoto, acesse o site www.saboresajinomoto.com.br.

 

 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Danieli Massone

Fonte:Universo da Mulher